A idéia já não é tão nova: casas construídas com containers velhos já são feitas a muitos anos em países da Europa e na América do Norte.
A reutilização de containers usados para outros fins que não seja transportar carga cresce e existem várias razões para isso. Primeiro porque é mais barato para uma companhia de navegação comprar novos containers do que transportá-los vazios de volta para casa, o que cria uma pilha de containers nos portos que construtores e reformadores de containers podem obter por preços baixos. O custo é um diferencial. Um container de segunda mão, direto do porto é de aproximadamente US$ 1.200 e mesmo um novo sai em média por US$ 6.000. A montagem pode encarecer um pouco por conta da soldagem do aço e do isolamento térmico, mas ainda sai mais barato se comparado ao de uma construção tradicional. As casas feitas a partir dessas caixas contam ainda com painéis solares e aparatos para captação de água de chuva, fazendo delas uma opção residencial mais ecológica.
A 'cargotecture' tem oferecido toda sorte de vantagens, seja como abrigo para vítimas de desastres naturais, seja como opção barata e criativa de moradia nas grandes metrópoles. A casa feita de containeres ultrapassou o modismo e fincou pé!
Algumas empresas se especializaram em vender e reformar containers, como as norte-americanas Sea Box e American Mobile Office. Confiram!